Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa tarde | 18:50 | Domingo, 15 de Dezembro de 2019

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

Dragão e Barbas acolhem 3ª etapa do Circuito Inter-Regional 2004


3ª Etapa do Circuito Inter-Regional 2004

4 e 5 de Dezembro - Praia do Dragão e Praia do Barbas, Costa da Caparica

A Prova:

Com cerca de 104 inscritos nesta etapa final, o Circuito Inter-Regional continua a bater vários recordes, continuando a ser um dos maiores eventos de surf e bodyboard de cariz não-profissional realizado em território nacional; apesar desta prova não ter chegado perto dos 170 inscritos da 1ª etapa, num frio embora solarengo fim-de-semana de Dezembro, os atletas presentes trouxeram bastante animação à Costa de Caparica durante os dois dias.

Condições do mar e do tempo:

Em ambos os dias o céu esteve limpo com bastante sol, apesar do frio que se fez sentir (em especial durante as manhãs). O vento soprou fraco de Leste (off-shore), mas a ondulação não colaborou muito, raramente ultrapassando o meio metro.

Surf e Longboard:

O brasileiro Ariano Marques confirmou o seu favoritismo para alcançar o título de Campeão Inter-Regional de Surf Open, ao vencer esta etapa, numa final bastante disputada. O único atleta que ainda esboçou uma resposta foi o capariquense Paulo Almeida, mas mesmo que este último vencesse a prova, o título já estava nas mãos de Ariano Marques. O dominicano Roberto Flores e o também capariquense Hugo Louro travaram uma batalha à parte pelo 3º lugar, batalha que acabaria por ser vencida pelo primeiro. Com dois portugueses, um brasileiro e um dominicano, foi sem dúvida a final mais internacional do Circuito Inter-Regional!

Nas categorias dos mais jovens, Tiago Costa foi o grande destaque ao tornar-se Campeão Inter-Regional de Surf Sub-18 e Surf Sub-16; nesta etapa Tiago "varreu" nos sub-16, mas nos sub-18 não evitou ser "varrido" pelo atleta mais experiente André Palma, que devido a não poder ter entrado na 1ª etapa por se encontrar no estágio da Selecção Nacional, não teve a hipótese de disputar este título. Em Surf Sub-14, o jovem Pedro Leitão acabou por vencer o Circuito, embora António Ribeiro tenha vencido a etapa.

No Longboard, o atleta capariquense Filipe Baptista alcança a segunda posição na prova, o que lhe permite a conquista do título de Campeão Inter-Regional de Longboard; a primeira posição nesta etapa vai assim para Luis Calado, incansável no seu apoio à organização do Inter-Regional desde o início do ano. Nas 3ªs e 4ªs posições ficaram respectivamente Paulo Jacinto, um dos patrocinadores do Circuito, e Agostinho Matias.

No Surf Feminino, Rita Piçarra acabou por ser a vencedora da etapa e do Circuito, embora devido à falta de comparência das outras atletas; meninas, para o ano um pouco mais de pica?

Bodyboard:

Em termos do Circuito, o grande destaque foi Hélder Mendes "Dixa", que "limpou" as categorias Open e Sub-18; com um bodyboard extremamente competitivo, consistente e power, este jovem esperança da Caparica assume-se cada vez mais como uma certeza no panorama do Bodyboard Nacional.

Em termos de etapa, os atletas do Surf Clube de Sesimbra dominaram a prova, vencendo as categorias Open, Sub-18 e Sub-16; Gonçalo Neves, com uma excelente escolha de ondas em todas as baterias, finalmente vence uma etapa do Inter-Regional na categoria Open, deixando Hélder Mendes em 2º (suficiente para se tornar Campeão), Miguel Tavares em 3º (precisava do 1º lugar para ser Campeão), e Gastão Entrudo em 4º. Pelo caminho ficaram Carlos Guerreiro e Paulo Murça, que antes da etapa ainda tinham possibilidades de se sagrarem Campeões.

Em Sub-18 o inevitável Gastão Entrudo venceu e convenceu, dando a ideia de que se tivesse entrado na 1ª etapa (esteve em estágio da Selecção Nacional), teria dado uma boa luta a Hélder Mendes pelo título de Campeão Inter-Regional de Bodyboard Sub-18; nas restantes posições da etapa ficaram Hélder Mendes (2º), Francisco Alegria (3º) e Carlos Jorge (4º).

Em Sub-16, Carlos Jorge venceu novamente, alcançando três vitórias em três etapas; este atleta, ainda Sub-14, não teve portanto qualquer dificuldade em vencer o Circuito nesta categoria; é um sinal do excelente nível que tem vindo a apresentar, mas tambem um sinal de que a Margem Sul aguarda com expectativa o aparecimento de novos valores nesta faixa etária. Em 2º lugar na etapa e no Circuito ficou Pedro Serrão, atleta treinado pela Catarina Sousa, uma das melhores bodyboarders nacionais.

Já que falamos de meninas, na categoria Bodyboard Feminino, apenas duas atletas compareceram à chamada. Mais uma vez a jovem Catarina Faria levou a melhor, vencendo Joana Silva; a Catarina mostrou um óptimo nível, levando-nos a pensar porque não participa com mais assiduidade nas provas nacionais de esperanças.

Por último, no Bodyboard Dropknee, Miguel Tavares não deu hipoteses; na realidade, à parte do bom nível que este atleta da Fonte da Telha tem apresentado em DK, não tem havido concorrentes à altura, sendo por isso um justo Campeão Inter-Regional de Bodyboard Dropknee.

Apoios Oficiais:

Billabong, Star Viagens, Peak wetsuits, Eastpak, Smith, PJ Surfboards, Red Bull, 7-UP, Café Central de Alfarim, Twister Surf Shop, Surf Spirit Surf-Shop, K-Bar e Bar Marés do Meco

Apoios Institucionais:

Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal do Seixal e Instituto Português da Juventude.

Media Partners:

Surfaction (site oficial do Circuito), revista Surf Portugal e Surflower.com;

Bodyboard Open

1- Gonçalo Neves

2- Hélder Mendes "Dixa"

3- Miguel Tavares

4- Gastão Entrudo

Bodyboard Feminino

1- Catarina Faria

2- Joana Silva

Bodyboard Dropknee

1- Miguel Tavares

2- Nuno Neves

3- Daniel Santos

Bodyboard Sub-18

1- Gastão Entrudo

2- Hélder Mendes "Dixa"

3- Francisco Alegria

4- Carlos Jorge

Bodyboard Sub-16

1- Carlos Jorge

2- Pedro Serrão

3- Tiago Neto

4- Diogo Antunes

Surf Open

1- Ariano Marques

2- Paulo Almeida

3- Roberto Flores

4- Hugo Louro

Longboard

1- Luis Calado

2- Filipe Baptista

3- Paulo Jacinto

4- Agostinho Matias

Surf Feminino

1- Rita Piçarra

Surf Sub-18

1- André Palma

2- Tiago Costa

3- Tiago Pereira

4- José Maria Brito

Surf Sub-16

1- Tiago Costa

2- João Sousa

3- Tiago Pereira

4- Rodrigo Magalhães

Surf Sub-14

1- António Ribeiro

2- Pedro Leitão

3- Sebastião Almeida

4- António Colaço

© Surf Clube de Sesimbra