Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa noite | 19:02 | Domingo, 15 de Dezembro de 2019

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

Lagoa de Albufeira recebe 1ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças FPS/Eastpak 2004


1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças FPS/Eastpak 2004

20 e 21 de Março, Praia da Lagoa de Albufeira, Sesimbra

Condições do mar e do tempo:

No 1º dia as ondas rondaram metro a metro e meio, ordenadas mas a fechar um pouco, com razoáveis condições para o bodyboard; o vento soprou fraco de nordeste, o céu esteve limpo, bastante calor e público na praia para esta altura do ano; em suma, um óptimo dia para uma prova de bodyboard.

No 2º dia o tamanho das ondas manteve-se (1m a 1.5m), mas o vento aumentou de intensidade, soprando moderado de norte/nordeste (side-off); o céu continuou limpo, embora a temperatura tivesse diminuido um pouco relativamente ao dia anterior.

Sub-18:

No 1º dia de competição realizaram-se as duas primeiras fases da categoria Sub-18, mais concretamente os oitavos-de-final e os quartos-de-final.

Nos oitavos-de-final, as melhores prestações ficaram a cargo do atleta local Gastão Entrudo, do carcavelense João Barciela e de Hélder Mendes, da Caparica; a surpresa desta fase foi a eliminação prematura de Jaime Jesus, da Figueira da Foz, um dos crónicos candidatos ao título, que não resistiu às boas prestações de Gastão Entrudo e Hélder Mendes, mais habituados às ondas da margem sul. Destaque ainda para Pedro Silva "Seko" e Luis Costa "Mosquito", dois atletas do Surf Clube de Sesimbra que carimbaram a sua passagem aos quartos-de-final.

Nos quartos-de-final, e logo na 1ª bateria, João Barciela (Carcavelos) e João Pinheiro (Sagres) brilharam e fizeram as malas a um desinspirado Hélder Mendes, que não repetiu a boa exibição da 1ª fase. Nesta fase Joel Galego e Gastão Entrudo também proporcionaram um bom espectáculo; infelizmente para o público local, Pedro Silva e Luis Costa terminariam aqui a sua prestação na prova.

As meias-finais foram realizadas no 2º dia, com condições um pouco piores, mas mesmo assim bastante razoáveis. Na 1ª meia-final, João Pinheiro dominou completamente, levando consigo para a final Gastão Entrudo, numa bateria em que Nuno Cardoso, da Caparica, e José Quintas, de Espinho, andaram desencontrados com as ondas. Na 2ª bateria, João Barciela foi rei e senhor, deixando a luta pelo 2º lugar para os restantes três atletas; essa luta acabaria por ser vencida por Miguel Guerreiro, apenas uma décima à frente de André Filipe, da Póvoa do Varzim; Joel Galego esteve desinspirado, acabando na 4ª posição.

Na grande final, Miguel Guerreiro não conseguiu acompanhar o ritmo elevado dos adversários, acabando no 4º lugar final. João Barciela e João Pinheiro estavam imparáveis, e disputaram taco-a-taco a vitória final; Gastão Entrudo ainda se intrometeu, mas o dia era mesmo dos "Joãos", que apresentaram um nível muito elevado, deixando Gastão em 3º. No final João Barciela acabaria por levar a melhor, deixando em 2º o atleta de Sagres, João Pinheiro.

Feminino Sub-18:

Com 5 inscritas, realizou-se apenas uma final, vencida pela atleta Joana Schenker, de Sagres, que com uma onda de 8 pontos decidiu a bateria em seu favor. Em 2º lugar ficaria a surpresa Marta Fernandes, com o seu melhor resultado até agora no Circuito de Esperanças. As restantes posições foram ocupadas por Neuza Mochacho (3ª), Rita Amaral (4ª) e Marta Fonseca (5ª).

Sub-16:

No 1º dia de competição foram realizadas as duas primeiras fases desta categoria; na 1ª fase os destaques foram Leandro Ferreira, irmão do Campeão Nacional Rui Ferreira, e Sebastian Coquart. Na 2ª fase (quartos-de-final), Gonçalo Campos, de Carcavelos, foi o melhor atleta na água, mostrando ao público presente bodyboard de elevada qualidade.

Nas meias-finais, realizadas já no 2º dia, Leandro Ferreira e Gonçalo Campos não desiludiram e dominaram as respectivas baterias, levando a para a grande final Bernardo Jerónimo e Sebastian Coquart.

A final foi muito bem disputada, com apenas 0,15 pontos a separarem o 1º do 3º classificado. Sebastian Coquart, apesar da boa prestação, acabaria em 4º, embora também a pouca distância pontual dos primeiros classificados. A vitória sorriria no entanto a Leandro Ferreira, que começa assim a seguir os passos do irmão, deixando em 2º lugar Bernardo Jerónimo e em 3º o carcavelense Gonçalo Campos.

Sub-14:

Esta categoria foi toda realizada no 1º dia de prova, devido à previsão de subida do mar para Domingo, o que acabou por não se verificar. Na 1ª fase (quartos-de-final), Luis Coelho e António Cruz foram os que mais chamaram a atenção, devido ao óptimo bodyboard apresentado.

Na 1ª bateria das meias-finais houve excelente bodyboard, mas para infelicidade do público local, Tiago Silva (Póvoa do Varzim) e Luis Coelho (Nazaré) acabaram com as esperanças do atleta local Carlos Jorge vencer uma etapa em casa, algo que já fez em provas na Praia Grande, Caparica e Sagres. Na 2ª meia-final, o nível foi um pouco inferior, mas mesmo assim Cristiano Santos e António Cruz fizeram mossa, eliminando Dino Carmo e Frederico Amaral.

Na final, Tiago Silva dominou do principio ao fim, vencendo com inteira justiça, estando no bom caminho para renovar o título de Campeão Nacional de sub-14. Os restantes atletas ficaram bastante próximos em termos de pontuação, mas foi Cristiano Santos quem agarrou o 2º lugar, deixando Luis Coelho em 3º, e António Cruz em 4º.

Sub-12:

Com apenas 3 inscritos, a final desta categoria realizou-se no 1º dia de competição, pela mesma razão que no caso dos sub-14. Dino Carmo, da Nazaré, não teve dificuldades em vencer José Senteiro, que ainda esboçou uma resposta, embora sem sucesso, acabando em 2º, e António Cardoso, ainda pouco à vontade neste tipo de competições.

Apoios:

Eastpak, Red Bull, Bar Marés do Meco, Café Central de Alfarim, Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude, REGRA - Comunicações e Tecnologias de Informação, Zimbra Diver e Comércio de Alfarim.

Classificações:

Sub-18:

1 - João Barciela

2 - João Pinheiro

3 - Gastão Entrudo

4 - Miguel Guerreiro

Feminino Sub-18:

1 - Joana Schenker

2 - Marta Fernandes

3 - Neuza Mochacho

4 - Rita Amaral

Sub-16:

1 - Leandro Ferreira

2 - Bernardo Jerónimo

3 - Gonçalo Campos

4 - Sebastian Coquart

Sub-14:

1 - Tiago Silva

2 - Cristiano Santos

3 - Luis Coelho

4 - António Cruz

Sub-12:

1 - Dino Carmo

2 - José Senteiro

3 - António Cardoso

© Surf Clube de Sesimbra