Lagoa de Albufeira recebe 1ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças FPS/Eastpak 2004
1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças FPS/Eastpak 2004
20 e 21 de Março, Praia da Lagoa de Albufeira, Sesimbra
Condições do mar e do tempo:
No 1º dia as ondas rondaram metro a metro e meio, ordenadas mas a fechar um pouco, com razoáveis condições para o bodyboard; o vento soprou fraco de nordeste, o céu esteve limpo, bastante calor e público na praia para esta altura do ano; em suma, um óptimo dia para uma prova de bodyboard.
No 2º dia o tamanho das ondas manteve-se (1m a 1.5m), mas o vento aumentou de intensidade, soprando moderado de norte/nordeste (side-off); o céu continuou limpo, embora a temperatura tivesse diminuido um pouco relativamente ao dia anterior.
Sub-18:
No 1º dia de competição realizaram-se as duas primeiras fases da categoria Sub-18, mais concretamente os oitavos-de-final e os quartos-de-final.
Nos oitavos-de-final, as melhores prestações ficaram a cargo do atleta local Gastão Entrudo, do carcavelense João Barciela e de Hélder Mendes, da Caparica; a surpresa desta fase foi a eliminação prematura de Jaime Jesus, da Figueira da Foz, um dos crónicos candidatos ao título, que não resistiu às boas prestações de Gastão Entrudo e Hélder Mendes, mais habituados às ondas da margem sul. Destaque ainda para Pedro Silva "Seko" e Luis Costa "Mosquito", dois atletas do Surf Clube de Sesimbra que carimbaram a sua passagem aos quartos-de-final.
Nos quartos-de-final, e logo na 1ª bateria, João Barciela (Carcavelos) e João Pinheiro (Sagres) brilharam e fizeram as malas a um desinspirado Hélder Mendes, que não repetiu a boa exibição da 1ª fase. Nesta fase Joel Galego e Gastão Entrudo também proporcionaram um bom espectáculo; infelizmente para o público local, Pedro Silva e Luis Costa terminariam aqui a sua prestação na prova.
As meias-finais foram realizadas no 2º dia, com condições um pouco piores, mas mesmo assim bastante razoáveis. Na 1ª meia-final, João Pinheiro dominou completamente, levando consigo para a final Gastão Entrudo, numa bateria em que Nuno Cardoso, da Caparica, e José Quintas, de Espinho, andaram desencontrados com as ondas. Na 2ª bateria, João Barciela foi rei e senhor, deixando a luta pelo 2º lugar para os restantes três atletas; essa luta acabaria por ser vencida por Miguel Guerreiro, apenas uma décima à frente de André Filipe, da Póvoa do Varzim; Joel Galego esteve desinspirado, acabando na 4ª posição.
Na grande final, Miguel Guerreiro não conseguiu acompanhar o ritmo elevado dos adversários, acabando no 4º lugar final. João Barciela e João Pinheiro estavam imparáveis, e disputaram taco-a-taco a vitória final; Gastão Entrudo ainda se intrometeu, mas o dia era mesmo dos "Joãos", que apresentaram um nível muito elevado, deixando Gastão em 3º. No final João Barciela acabaria por levar a melhor, deixando em 2º o atleta de Sagres, João Pinheiro.
Feminino Sub-18:
Com 5 inscritas, realizou-se apenas uma final, vencida pela atleta Joana Schenker, de Sagres, que com uma onda de 8 pontos decidiu a bateria em seu favor. Em 2º lugar ficaria a surpresa Marta Fernandes, com o seu melhor resultado até agora no Circuito de Esperanças. As restantes posições foram ocupadas por Neuza Mochacho (3ª), Rita Amaral (4ª) e Marta Fonseca (5ª).
Sub-16:
No 1º dia de competição foram realizadas as duas primeiras fases desta categoria; na 1ª fase os destaques foram Leandro Ferreira, irmão do Campeão Nacional Rui Ferreira, e Sebastian Coquart. Na 2ª fase (quartos-de-final), Gonçalo Campos, de Carcavelos, foi o melhor atleta na água, mostrando ao público presente bodyboard de elevada qualidade.
Nas meias-finais, realizadas já no 2º dia, Leandro Ferreira e Gonçalo Campos não desiludiram e dominaram as respectivas baterias, levando a para a grande final Bernardo Jerónimo e Sebastian Coquart.
A final foi muito bem disputada, com apenas 0,15 pontos a separarem o 1º do 3º classificado. Sebastian Coquart, apesar da boa prestação, acabaria em 4º, embora também a pouca distância pontual dos primeiros classificados. A vitória sorriria no entanto a Leandro Ferreira, que começa assim a seguir os passos do irmão, deixando em 2º lugar Bernardo Jerónimo e em 3º o carcavelense Gonçalo Campos.
Sub-14:
Esta categoria foi toda realizada no 1º dia de prova, devido à previsão de subida do mar para Domingo, o que acabou por não se verificar. Na 1ª fase (quartos-de-final), Luis Coelho e António Cruz foram os que mais chamaram a atenção, devido ao óptimo bodyboard apresentado.
Na 1ª bateria das meias-finais houve excelente bodyboard, mas para infelicidade do público local, Tiago Silva (Póvoa do Varzim) e Luis Coelho (Nazaré) acabaram com as esperanças do atleta local Carlos Jorge vencer uma etapa em casa, algo que já fez em provas na Praia Grande, Caparica e Sagres. Na 2ª meia-final, o nível foi um pouco inferior, mas mesmo assim Cristiano Santos e António Cruz fizeram mossa, eliminando Dino Carmo e Frederico Amaral.
Na final, Tiago Silva dominou do principio ao fim, vencendo com inteira justiça, estando no bom caminho para renovar o título de Campeão Nacional de sub-14. Os restantes atletas ficaram bastante próximos em termos de pontuação, mas foi Cristiano Santos quem agarrou o 2º lugar, deixando Luis Coelho em 3º, e António Cruz em 4º.
Sub-12:
Com apenas 3 inscritos, a final desta categoria realizou-se no 1º dia de competição, pela mesma razão que no caso dos sub-14. Dino Carmo, da Nazaré, não teve dificuldades em vencer José Senteiro, que ainda esboçou uma resposta, embora sem sucesso, acabando em 2º, e António Cardoso, ainda pouco à vontade neste tipo de competições.
Apoios:
Eastpak, Red Bull, Bar Marés do Meco, Café Central de Alfarim, Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude, REGRA - Comunicações e Tecnologias de Informação, Zimbra Diver e Comércio de Alfarim.
Classificações:
Sub-18:
1 - João Barciela
2 - João Pinheiro
3 - Gastão Entrudo
4 - Miguel Guerreiro
Feminino Sub-18:
1 - Joana Schenker
2 - Marta Fernandes
3 - Neuza Mochacho
4 - Rita Amaral
Sub-16:
1 - Leandro Ferreira
2 - Bernardo Jerónimo
3 - Gonçalo Campos
4 - Sebastian Coquart
Sub-14:
1 - Tiago Silva
2 - Cristiano Santos
3 - Luis Coelho
4 - António Cruz
Sub-12:
1 - Dino Carmo
2 - José Senteiro
3 - António Cardoso