Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa tarde | 17:44 | Domingo, 15 de Dezembro de 2019

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

2003: o ano da afirmação do Surf Clube de Sesimbra


2003: o ano da afirmação do Surf Clube de Sesimbra (06/01/2004)

Press Release 01/2004

A direcção do Surf Clube de Sesimbra (SCS) vêm por este meio informar os meios de comunicação do Concelho, e restantes interessados nas nossas actividades, sobre os bons resultados alcançados em 2003 por esta associação e seus atletas.

Como têm sido hábito nos últimos anos, o SCS participou em 2003 no Campeonato Nacional de Clubes de Surf e Bodyboard, realizado ao longo de 4 etapas durante o ano, em vários pontos do País. A última etapa foi realizada no nosso Concelho, numa co-organização do SCS com a Federação Portuguesa de Surf (FPS). Apesar do SCS não ter participado na 1ª etapa, realizada na Nazaré, por falta de verba, os bons resultados obtidos na 2ª etapa (no Estoril) e na 3ª etapa (Costa de Caparica), permitiam ainda a qualificação para a finalíssima durante a 4ª e última etapa, realizada no nosso Concelho, mais concretamente na Praia das Bicas. É de realçar que apenas os 4 clubes do topo da classificação têm acesso à finalíssima. A jogar em casa, e apesar dum excelente 2ª lugar na categoria de Bodyboard (com 2 atletas na final, um deles Gastão Entrudo de apenas 16 anos), o resultado na categoria de Surf deixou algo a desejar, o que significou um 3º lugar na geral. Na soma das 4 etapas, o SCS ficaria em 5ª na geral, a uns meros 150 pontos do 4ª classificado, o Ericeira Surfing Clube (clube que venceu a etapa de Sesimbra). Mesmo assim este resultado é o melhor obtido até agora pelo SCS, que cada vez mais se afirma como um dos melhores clubes nacionais de desportos de ondas. Em anexo está uma foto da equipa do SCS nesta prova, bem como dos dois bodyboarders que chegaram à final vestindo a camisola do nosso clube: João Diogo e Gastão Entrudo.

Em Julho foi realizada a Taça de Portugal, na praia da Areia Branca, Concelho da Lourinhã, prova em que o SCS também participou. Esta prova, realizada ao longo de 6 dias, conta com mais modalidades do que o Nacional de Clubes (além do Surf e do Bodyboard, incorpora também Longboard e Kneeboard), e, ao contrário do Nacional de Clubes é realizada em vários escalões (Masculino - Iniciados, Cadetes, Júnior, Sénior; Feminino - Júnior e Sénior), e não apenas na categoria Masculino Sénior. O SCS levou cerca de 15 atletas a esta prova, donde se destacam os resultados de Carlos Jorge, 2º classificado na categoria Bodyboard Iniciados, e de Gastão Entrudo, 3º classificado em Bodyboard Cadetes. Com 16 clubes participantes, o SCS acabaria por ficar em 5ª lugar, a poucos pontos do pódium, o que no geral pode ser considerado uma participação razoável.

Outra componente em que o SCS investiu forte em 2003 foi no desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico dos seus jovens atletas. Os frutos deste investimento estão claramente à vista nos resultados obtidos pelos nossos atletas no Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças; este Circuito foi realizado ao longo de 6 etapas, uma delas realizada no nosso Concelho com nova co-organização entre o SCS e a FPS. Carlos Jorge ficou em 3º na categoria Sub-14, vencendo duas etapas, com dois 3ºs lugares, e dois 9ºs lugares; um dos 9ºs lugares foi obtido na prova da Praia Grande (Sintra), em que o Carlos Jorge ficou bastante doente, não podendo competir a 100% com os restantes atletas, caso contrário poderia ter sido Campeão Nacional; apesar do 3ª lugar final, ficou apenas a 130 pontos do 1º classificado, o que não deixa de ser um bom resultado numa categoria com 31 atletas rankeados. Na categoria Sub-16, Gastão Entrudo foi o atleta do SCS que melhor se classificou, acabando o ano no 4º lugar, entre 33 atletas rankeados; o Gastão atingiu 4 finais em 6 etapas, sendo o seu melhor resultado obtido na última etapa em Sagres (um 2º lugar). Por último, na categoria Sub-18, o SCS colocou 3 atletas no Top 16 final. O melhor acabaria por ser Luis Costa, 8º classificado; o seu melhor resultado seria um 2º lugar na prova da Praia Grande, prova que contou com grandes ondas, nas quais o jovem atleta se impôs com respeito a atletas mais cotados. Nesta categoria destacam-se ainda os resultados de Pedro Silva (12º classificado) e José Neto (14º classificado).

Tal como em 2002, em 2003 o SCS fez parte da co-organização do Circuito Inter-Regional de Surf, Bodyboard e Longboard, uma parceria com a Associação de Surf da Costa da Caparica e com o Seixal Surfing Clube, que culminou no melhor Circuito Regional do país, com quase 300 atletas rankeados; neste Circuito os atletas do SCS competiram de igual para igual contra os restantes, alcançando bons resultados. O Circuito Inter-Regional 2003 terminou com uma festa de entrega de prémios realizada na Aldeia do Meco, considerada por todos como um enorme sucesso; brevemente enviaremos o press release detalhado sobre o Circuito Inter-Regional 2003, incluindo o ranking final e fotos da festa de entrega de prémios.

Por último, uma nota de destaque para o atleta Gastão Entrudo (foto em anexo), de 16 anos: além dos resultados já mencionados (4º lugar na 4ª etapa do Nacional de Clubes - só categoria Sénior!, 3ª lugar Bodyboard Cadetes Taça de Portugal 2003, 4ª lugar Nacional de Bodyboard Sub-16, 1º classificado Inter-Regional Bodyboard Sub-16, 2º classificado Inter-Regional Sub-18, 5º classificado Inter-Regional Bodyboard Sénior), este jovem atleta obteve ainda outros dois fantásticos resultados:

Top 30 Nacional Bodyboard Sénior (em mais de 110 atletas rankeados), com participação em apenas duas das três etapas realizadas.

7º lugar na última etapa do Circuito Europeu de Bodyboard Sénior, realizada na praia de Carcavelos, em Dezembro, acabando em 37º lugar neste Circuito, que apenas teve 3 etapas; é de realçar que o Gastão apenas participou nesta última etapa.

Além da continuação da participação no Circuito Inter-Regional e no Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças, o atleta já admitiu que vai tentar correr o Circuito Nacional e Europeu Sénior; como é óbvio o SCS vai continuar a trabalhar para que o Gastão atinja os seus objectivos, e, mais importante, permitir que mais atletas como o Gastão possam aparecer no nosso Concelho, levando o nome do clube e da nossa terra pela Europa e Mundo fora.

Para 2004, esperamos conseguir manter o bom nível de trabalho e de resultados alcançado em 2003, de modo a consolidarmos cada vez mais a nossa posição na elite do Surf e Bodyboard em Portugal.

© Surf Clube de Sesimbra