Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa noite | 00:31 | Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

1ª Etapa do Circuito Inter-Regional 2002


1ª Etapa do Circuito Inter-Regional 2002

Praia Nova e Nova Praia, Costa de Caparica, 13 e 14 de Abril

A Prova:

Com pouco mais de 160 inscritos nas várias categorias (sem contar com as categorias júniores de Bodyboard, que não se realizaram devido à etapa de Esperanças na Póvoa do Varzim), muitos deles vindos de outros pontos do país, esta foi sem dúvida a maior prova regional alguma vez realizada em Portugal; a juntar a este facto, a presença de um painel de 15 juízes da FPS, auxiliados por um sistema de julgamento informatizado, uma estrutura composta por 5 tendas, um leque formidável de apoios e uma organização com vários anos de experiência, tornaram esta prova como um marco a atingir por todos os clubes que organizam Circuitos Regionais/Inter-sócios de norte a sul do país.

O trágico acidente

Infelizmente nem tudo correu bem durante o fim-de-semana da prova. No sábado a organização foi informada do falecimento do colega e amigo kneeboarder João Cláudio Lemos, presidente em exercício da Associação de Surf de Aveiro, devido a um trágico acidente de viação. A organização deste Circuito decidiu efectuadar uma pequena homenagem ao João, que aconteceu no domingo antes da final de Bodyboard Open, em que vários atletas e amigos foram até ao outside levar uma coroa de flores, e dizer umas palavras de despedida. Foi um momento em que se fez um silêncio impressionante na praia, onde estavam algumas centenas de pessoas atentas ao que se passava lá fora. Repetindo a mensagem que já tinhamos enviado no fim-de-semana, Boas Ondas João, onde quer que estejas.

Condições do mar e do tempo:

No sábado, dia 13 de Abril, o céu apresentou-se limpo, o vento soprou moderado de norte durante todo o dia, e as ondas tinham ½ a 1 metro nos sets, com formação razoável; condições bastante aceitaveis para o surf.

No domingo, dia 14 de Abril, o ceú manteve-se limpo, o vento diminuiu mas manteve-se do quadrante norte; as ondas tinham ½ metro nos sets, com formação ordenada mas mole; condições um pouco fracas, mas ainda assim surfáveis.

Eliminatórias:

SURF Open:

Pouco mais de 50 inscritos no Surf Open, viram-se durante a prova performances muito boas. Logo nos oitavos-de-final, houve baterias que mais pareciam autênticas finais. Basta dizer que nesta fase ficaram atletas como Bruno Charneca "Bubas" ou Sandro Maximiliano.

Quem esteve "on-fire" durante toda a prova foi Nuno Pombo, atleta local, que venceu todos os heats até a final, mostrando um surf muito seguro e conhecedor das ondas da Caparica.

Nos quartos-de-final ficavam também pelo caminho Francisco Rodrigues "Xiquilim" e Gonçalo Bandeira, surfistas de quem se esperaria mais. Em frente continuava Manuel Guerra, surfista da velha guarda, que fez nesta prova uma boa volta à competição, constituindo a surpresa do evento nesta categoria.

As meias finais foram bem disputadas, mas por aqui terminou a prova para Nuno Silva, Manuel Guerra, Pedro Frederico "Flapy" e Ivo Santos, que apesar de terem surfarem bem, sucumbiram à maior inspiração dos adversários.

A final teve um nível elevadíssimo, mas o atleta local Nuno Pombo, que até então estava a fazer uma prova excelente, não se encontrou com as melhores ondas, acabando em 4º; as ondas, essas apareceram para o jovem local Paulo Almeida, que as aproveitou da melhor maneira, vencendo a grande final, deixando Miguel Veterano, do Algarve, em 2º e Ricardo Vaz, atleta do ISEL e local da Caparica, em 3º.

BODYBOARD Open:

Esta foi a categoria com mais inscritos, 62 ao todo. Destaque especial para os irmãos João e Tiago Paiva e Silva; o primeiro (o João) passou todos os heats desde o 1º round, até perder nas meias-finais num heat muito bem disputado; o Tiago Paiva e Silva, que entrou logo nos oitavos-de-final (devido a ter ficado em 2º no Circuito 2001 do SC Sesimbra), também esteve imparável, por pouco não conseguindo a vitória contra atletas bem mais cotados. Dois nomes a lembrar no futuro.

Pelo caminho até à final ficaram atletas como Pedro Carvalho, Filipe Ferreira "Fifi", Carlos Guerreiro "Turco", Nuno Sobrinho, Pedro Walter e João Diogo.

Na final, três nomes bem conhecidos do Bodyboard da margem sul do Tejo, e o "underdog" Tiago Paiva e Silva, atleta do Técnico, sócio e assíduo competidor nas provas do SC Sesimbra; os três nomes conhecidos eram Hugo Pinheiro, um atleta top nacional fora de série da ASC Caparica, que dispensa apresentações; Tiago Fonseca "Vampas", excelente atleta e competidor do Seixal SC, também regularmente top nacional, que já chegou a várias finais de campeonatos nacionais e europeus; e finalmente Miguel Tavares, exímio competidor, que nos ultimos tempos não tem dado hipóteses nos Circuitos Regionais do SC Sesimbra e do Seixal SC.

A final foi bastante equilibrada, todos os atletas surfaram bem, mas Hugo Pinheiro acabaria por vencer, deixando Tiago Paiva e Silva em 2º por uma diferença mínima; os atletas do Seixal SC, Tiago Fonseca e Miguel Tavares acabaram em 3º e 4º respectivamente, também bastante perto em termos pontuais dos dois primeiros.

BODYBOARD Dropknee:

Esta foi outra categoria em que viu um nível técnico elevado; a introdução de uma taxa de inscrição por categoria levou a que quase todos os 19 atletas inscritos fossem bons praticantes de dropknee. Quem levaria a melhor seria Bruno Teixeira, do Porto, seguido de Carlos Silva (2º), Tiago Silva "Iskas" (3º) e José Gabriel (4º).

SURF Sub-18:

Foi outra categoria bem disputada pelos 10 atletas inscritos. Quem acabou por levar a respectiva taça foi a alteta Edgar Santos, seguido de Ricardo Mestre (2º), André Jordão (3º) e Ricardo Antunes (4º).

LONGBOARD:

Com apenas 12 atletas inscritos, foi possível assistir a um bom show de hang fives, entre outras manobras típicas do longboard, bem como algumas manobras mais "power", típicas do surf de prancha pequena - algumas pauladas e floaters no crítico. O favorito José Lafuente não conseguiu levar a vitória pra casa, tendo sido derrotado por José Teixeira na final.

SURF Feminino:

Nada mau, 6 inscritas para uma prova regional, significa que as meninas estão ai para ficar. Quem levou a melhor foi a atleta de Sagres, Vanessa Monteiro, que mostrou um nível superior às suas adversárias, fruto concerteza do treino acompanhado e específico que pratica com o apoio do seu clube local, o Clube do Mar de Sagres.

Resultados Finais

Surf Open

1 Paulo Almeida

2 Miguel Veterano

3 Ricardo Vaz

4 Nuno Pombo

5 Ivo Santos

5 Pedro Frederico

7 Manuel Guerra

7 Nuno Silva

9 Josáfá Fernandes

9 Francisco Rodrigues

9 Pedro Simão

9 João Santos

13 João P. Pinto

13 Hugo Louro

13 Ricardo Marques

13 Gonçalo Bandeira

17 Pedro Alpalhão

17 Pedro Madeira

17 João Menezes

17 Filipe Baptista

17 João Paulo Jesus

17 Rabit

17 Fábio Abrantes

17 Sandro Maximiliano

25 Roger Ramirez

25 Paulo Jacinto

25 Bruno Relvas "Pisco"

25 Ricardo Mestre

25 Francisco Morgado

25 Filipe Magalhães

25 Bruno Charneca "Bubas"

32 Paulo Faria

32 Daniel Meira

32 Gil Rita

32 Alexandre Carvalho

32 Paulo Silva

32 Rato

32 Francisco Basilio

32 Ricardo Gonçalves

40 Emanuel Embaixador

40 João Rosendo "Macau"

40 Rita Piçarra

40 Luis Penim "Xixau"

40 Nuno Restolho

40 José Gimenez

40 Ricardo Restolho

Bodyboard Open

1 Hugo Pinheiro

2 Tiago Silva

3 Tiago Fonseca

4 Miguel Tavares

5 Bruno Fonseca

5 Nuno Sobrinho

7 Bruno Silva

7 Filipe Ferreira

9 Gonçalo Neves

9 Rui Cerdeira

9 Pedro Carvalho

9 Nuno Cardoso

13 Duarte Novais

13 Carlos Guerreiro

13 Tiago Ferreira

13 Miguel Russel

17 José Santos

17 José Casemiro

17 Gonçalo Pimenta

17 Nuno Fachada

17 Rui Moreira

17 Pedro Walter

17 Paulo Alexandre

17 Bruno Câmara

25 David Santos

25 João Manarte

25 Carlos Elias

25 Helder Mendes

25 Gonçalo Ferrão

25 Vitor Almeida

25 Luis Pinheiro

25 Nuno Ferreira

33 Daniel Magalhães

33 Ferreirinha

33 Daniel Pereira

33 Nuno Alexandre

33 Nuno Pacheco

33 Carlos Silva

33 Luis Pedro

33 João Diogo

41 Pedro Juiz

41 Walter Rocha

41 Tiago Maximus

41 Rui Costa

41 Sergio Jorge

41 Bruno Saraiva

41 Samuel Oliveira

41 Vitor Sousa

49 Ricardo Correia

49 Fabio Van Zeller

49 Francisco Alegria

49 Rui Vaz

49 Tachas

49 Paulo Figueiras

49 Catarina

49 Celso

57 Duarte Melo

57 Pedro Vinagre

57 Rui Borracho

57 João Reis

57 Pedro Claudio

57 Pedro Alves

Bodyboard Dropknee

1 Bruno Teixeira

2 Carlos Silva

3 Tiago "Iskas" Silva

4 José Gabriel

5 Helder Santos

5 Duarte Novaes

7 Bruno Fonseca

7 Paulo Alexandre

7 Pedro Alves

10 Nuno Neves

10 Rui Borracho

10 Hugo Pinheiro

13 Nuno Cardoso

13 Nuno Pacheco

13 Ricardo Cunha

19 Vitor Almeida

Longboard

1 José Teixeira

2 José Lafuente

3 Ferreira

4 Palex

5 Avôzinho

5 Filipe Batista

7 Centeno

7 Miguel Almeida

9 Miguel Ferreira

9 Miguel Ruivo

9 João Manuel Ferreira

9 Wolf

Surf Sub-18

1 Edgar Santos

2 Ricardo Mestre

3 André Jordão

4 Ricardo Antunes

5 Manuel Embaixador

5 Francisco Basilio

7 Rui Cristo Pereira

7 Manuel Maria Aroeira

9 Rodrigo Jorge

9 Miguel Alho

Surf Feminino

1 Vanessa Monteiro

2 Joana Andrade

3 Inês Calhau

4 Rute Nogueira

5 Rita Piçarra

5 Mariana Santos

© Surf Clube de Sesimbra