Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa noite | 20:05 | Quinta Feira, 20 de Setembro de 2018

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

Analog apresenta Bicas Big Wave Surf Challenge


O Surf Clube de Sesimbra (SCS) vem por este meio divulgar o Bicas Big Wave Surf Challenge, apresentado pela Analog.

A Praia das Bicas é conhecida como o principal pico de ondas grandes da margem sul do Tejo; no entanto, nos dias em que o perigo se torna real, apenas alguns locais teimam em enfrentar o desafio. A ideia de realizar uma competição com condições core tem ganho forma na mente de alguns atletas locais, bem como nos projectos do SCS. Após alguns anos de planeamento, e finalmente com os apoios adequados, o SCS orgulha-se de, juntamente com a Analog, finalmente apresentar o Bicas Big Wave Surf Challenge.

A participação nesta prova está limitada a atletas convidados, na sua grande maioria com provas dadas na praia das Bicas, sobretudo atletas locais, visitantes regulares, visitantes não regulares mas com sessões épicas no bolso, bem como alguns convidados dos patrocinadores.

No entanto é preciso ter em consideração a definição de "ondas grandes" numa prova como esta. Já foram vistas na praia das Bicas ondas aparentemente surfáveis com mais de 5 metros, no entanto a maioria dos locais, pela sua experiência, acredita que 4 metros será o limite realista da prática de surf nas Bicas (por enquanto!). Assim, a prova será realizada quando a previsão apontar para ondas de pelo menos 2 metros perfeitas, algo que durante os meses de inverno costuma acontecer com frequência. Não se espera assim uma prova género Waimea ou Todos os Santos com ondas de 10 metros, mas sim uma prova com ondas de dimensão adequada à realidade do continente português (as ilhas são outra história...).

Seria praticamente impossível realizar uma prova deste género sem um periodo de espera. Assim, o Bicas Big Wave Surf Challenge terá um periodo de espera compreendido entre 14 de Outubro e 26 de Novembro. A organização tentará marcar a prova com 2 dias de antecedência, baseando-se para esse efeito nos melhores sites de previsões espalhados pela net.

Todos os atletas convidados pagarão uma inscricão simbólica, que inclui um prémio oferta, bem como a jantarada de confraternização que se seguirá à prova, e onde serão apresentadas as fotos e o vídeo da competição. Será também durante o jantar que serão divulgados os nomes do vencedor do Challenge, de quem mandou o maior baldo e de quem fez a melhor onda.

Numa prova como esta, o sistema de competição será diferente do usual, seguindo uma norma usada noutro tipo de campeonatos. Assim, todos os atletas competirão em duas baterias, com duração mínima de 25 minutos, contando para a classificação final a melhor onda efectuada em cada bateria. Os critérios de julgamento serão baseados essencialmente no tamanho da onda, na verticalidade e atraso do drop e na abordagem às secções mais críticas. Apesar do SCS providenciar um painel de juízes da Federação Portuguesa de Surf, todos os competidores são convidados a julgar uma ou duas baterias caso desejem.

O Bicas Big Wave Surf Challenge, apresentado pela Analog, será assim uma confraternização de surfistas habituados a desafios, e onde a camaradagem e o respeito mútuo, bem como o respeito que têm pelas Bicas, serão a nota dominante. O respeito pela praia não é reservado somente para as ondas grandes, pelo que o SCS apela desde já a que, com ajuda de todos, deixemos a praia mais limpa do que a encontramos no início da competição.

Na galeria de fotos do site do SCS, em www.scs.pt, existem várias fotos de provas realizadas na praia das Bicas com condições bastante boas...

A lista de convidados será divulgada em breve. Até lá mantenha-se atento às previsões, aqui ficam algumas sugestões...

http://www.windguru.cz/

https://www.fnmoc.navy.mil/PUBLIC/

https://www.navo.navy.mil/LIBRARY/Metoc/Atlantic/Regional%2BNATL/MODELS/SWAPS/Portugal%2BCoast%2B-%2BSig%2BWav%2BHt%2Band%2BDir%2BSeries/index.html

https://www.fnmoc.navy.mil/PUBLIC/WAM/all_natl.html

http://www.wetsand.com/

entre outros...

Os parceiros oficias do Bicas Big Wave Surf Challenge são:

Apoios Oficiais: Analog, SCS Surf Shop, Gravis, Xcel wetsuits, Telepizza - Sesimbra, Café Central de Alfarim, ZimbraDiver.

Apoios Institucionais: Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia de Santiago.

Media Partners: SurfTotal.com e Onfire Surf Mag;

Boas ondas!

Surf Clube de Sesimbra

© Surf Clube de Sesimbra