Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa noite | 20:25 | Quinta Feira, 20 de Setembro de 2018

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

Um final em grande para o Circuito MATIX/SCS 2006


4ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2006

10 e 11 de Junho - Praia da Lagoa de Albufeira

A Prova

Num fim-de-semana com muito sol, calor e boas ondas que quebravam com uma excelente temperatura de água, realizou-se a 4ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2006. Cada etapa, cada novo recorde de inscritos; desta vez compareceram 151 atletas à chamada, mais 10 do que na última etapa. Por este caminho cada etapa do Circuito 2007 vai durar dois fins-de-semana!

Condições do mar e do tempo

Foi mais um fim-de-semana de bom tempo, com muito público presente na praia. Felizmente as ondas compareceram à chamada, e rondaram um metro de altura em ambos os dias. Tanto sábado como domingo, na parte da manhã as condições estiveram perfeitas, sem vento, embora à tarde, o habitual vento de mar tenha deteriorado um pouco as condições, sem no entanto prejudicar o desenrolar normal da prova.

Surf Open

Gonçalo Bandeira e Pedro Madeira eram os dois atletas ainda em disputa pelo título de Campeão do Circuito MATIX. Para Gonçalo Bandeira seria a primeira conquista do Circuito onde começou a sua carreira competitiva em 1997; por seu lado, Pedro Madeira, campeão do Circuito em 1998, 2000, 2001 e 2005, procurava o penta.

Na primeira fase, João Pedro Pinto, Gonçalo Bandeira, Diogo Rosner, João Macau, Ricardo Matos e Pedro Madeira mostraram o melhor surf e venceram as respectivas baterias.

Nos quartos de final, os candidatos ao título Pedro Madeira e Gonçalo Bandeira não se apresentaram ao seu melhor nível e passaram para a fase seguinte com algums dificuldades. Quem brilhou nesta fase foram Marcelo Capitão, Nuno Gomes (este miúdo vai dar que falar!), Ricardo Matos e João Macau.

Nas meias-finais, logo na primeira bateria, os dois candidatos ao título encontraram-se, mas Gonçalo Bandeira levaria a melhor vencendo a bateria; no entanto Pedro Madeira passou logo atrás em 2º lugar, deixando a grande decisão para a derradeira bateria da prova. Na segunda meia-final, João Macau esteve muito motivado e venceu os seus adversários, à partida mais cotados. Em 2º lugar passaria o atleta local João Pedro Pinto.

Na final, Pedro Madeira esteve sempre à frente dos acontecimentos, enquanto Gonçalo Bandeira lutava para encontrar as melhores ondas. Parecia que a festa estava feita para o atleta da Fonte da Telha. No entanto, já perto do fim, Gonçalo Bandeira apanha duas boas ondas e vira o resultado a seu favor, alcançando a vitória na etapa e no Circuito. Sem dúvida uma das finais mais emocionantes do Circuito do SCS nos últimos anos.

Surf Feminino / Feminino Sub-18

Na categoria Surf Feminino, Pandora Saldanha levou a melhor sobre as suas adversárias, deixando Mónica Santos em 2º, Mariana Benoliel em 3º, Marta Santos em 4º e Rita Gomes em 5º. A grande vencedora do Circuito MATIX é Mónica Santos, enquanto Mariana Benoliel é vice-campeã. Em 3º lugar no ranking acaba por ficar Pandora Saldanha, que venceu as duas etapas em que participou.

Na categoria Surf Feminino Sub-18, Mariana Benoliel apanhou as melhores ondas e venceu com inteira justiça. No entanto tal não foi suficiente para garantir a vitória no Circuito, pelo que a Mariana acaba também como vice-campeã em Sub-18. A campeã do Circuito acaba por ser Pandora Saldanha, que acabou em 2º nesta etapa.

Surf Sub-18 / Sub-16 / Sub-14

Em 2006 as categorias mais jovens de surf tiveram uma óptima participação de atletas, um bom número dos quais provenientes da Escola de Surf do SCS; de facto, alguns apresentaram mesmo um nível de surf bastante interessante. É a prova de que os circuitos regionais do SCS estão a dar resultados. O próximo passo é a participação desta nova geração de surfistas do SCS no Circuito Nacional de Surf Esperanças, pelo que a Direcção do clube espera que a curto prazo estes atletas estejam a disputar os respectivos lugares cimeiros desse Circuito.

Na categoria Sub-18 voltou a contar com um bom número de inscritos, 16 no total, o que o quadro de prova tivesse início com quartos de final completos. Nuno Gomes voltou a ser o homem a bater, mas nesta prova ninguém foi capaz desse feito, uma vez que este atleta acabou mesmo por vencer a etapa, e consequentemente, o Circuito. David Moore, que curiosamente passou todas as suas baterias em 2º lugar, alcançou a mesma posição na final desta etapa e no ranking final do Circuito, sagrando-se vice-campeão. David Reis foi o 3º classificado (ficou em 5º no ranking final), enquanto Francisco Gomes, o vencedor da última etapa, desta vez acabou em 4º (e em 3º no ranking final).

Em Sub-16, Nuno Gomes venceu a 3ª etapa consecutiva, tornando-se no campeão indiscutível do Circuito MATIX/SCS 2006 nesta categoria. Diogo Rosner ainda deu alguma luta a Nuno Gomes mas não conseguiu melhor que a 2ª posição. Em 3º e 4º lugares ficaram Francisco Castelo Branco e Sebastião Almeida, respectivamente. O vice-campeão do Circuito foi Rodrigo Godinho (5º classificado nesta etapa), enquanto o 3º lugar final ficou nas mãos do atleta da Escola de Surf do SCS, Francisco Brito (também em 5º nesta etapa).

A categoria dos mais jovens, Sub-14, os atletas da Escola do SCS voltaram a dominar, exceptuando a performance de Duarte Stokes, que alcançou a 2ª posição. O vencedor da etapa foi o atleta João Maria, que venceu também o Circuito; a 3ª e 4ª posições ficaram nas mãos de Francisco Brito e Francisco Magalhães.

Longboard

Ao contrário do que aconteceu nas outras categorias, esta foi aquela em que o número de inscritos diminuiu. Apenas três atletas compareceram; Manuel Constantino, em excelente posição para vencer o Circuito, não deu abébias, e finalmente venceu uma etapa do Circuito MATIX, garantindo definitivamente o título de campeão 2006.

Bodyboard Open

Gastão Entrudo era o campeão antecipado desta categoria, e talvez esse facto o tenha "amolecido" um pouco para esta prova. Gastão alcançou a final sem grandes dificuldades, no entanto na derradeira bateria os seus adversários não facilitaram e renegaram-no para a 4ª posição, sem no entanto colocar em causa o seu primeiro lugar no Circuito 2006. A prova foi vencida por Miguel Tavares, um excelente atleta da Fonte da Telha, que apesar de ter sido a única prova do Circuito que competiu em 2006, já tinha vencido em 2001 (Circuito REGRA/SCS 2001) e 2003 (Circuito Inter-Regional 2003). Gonçalo Neves, em grande forma, alcançou a 2ª posição, garantindo o título de vice-campeão do Circuito.

Bodyboard Sub-18 / Sub-16

Na categoria sub-18, Carlos Jorge tinha a vitória no Circuito praticamente garantida. No entanto, e de forma algo inexplicável, Carlos Jorge não chegou a tempo da sua bateria, e para se sagrar campeão tinha que esperar que Lúcio Antunes não vencesse a prova. No entanto foi exactamente isso que aconteceu, e Lúcio, com uma excelente atitude e bom nível de bodyboard, acabou por ser um merecedor campeão regional em Bodyboard Sub-18.

Em sub-16, Carlos Jorge chegou a tempo e não teve grandes dificuldades em vencer Francisco Bessone, atleta da Caparica, 2º classificado, e Martim Branquinho, da Escola de Bodyboard do SCS, 3º classificado. Com este resultado, Carlos Jorge sagra-se campeão do Circuito em 2006.

Bodyboard Feminino

Apenas duas atletas compareceram à chamada, e atleta Joana Silva, mais experiente, venceu sem grandes dificuldades a atleta Sofia Marcos, da Escola de Bodyboard do Surf Clube de Sesimbra., sagrando-se campeã regional. Espera-se que em 2007 esta categoria comece a apresentar um número de inscritas mais próximo do que aconteceu no Surf Feminino, ou seja, mais de acordo com o nível do Circuito.

Bodyboard Dropknee

Manuel José, eventual vencedor do Circuito, facilitou e perdeu o 1º lugar nesta prova para Bruno Franco, não conseguindo melhor que a 2ª posição, sem no entanto comprometer a sua vitória no Circuito. A 3ª e 4ª posição ficaram para João Diogo e Vítor Almeida, respectivamente.

Skimboard Open

No Skimboard Open o atleta local Emanuel Embaixador "Mega" continuou com as boas exibições, vencendo categoricamente a final com uma onda de 10 ponto na final. Assim, o Mega sagra-se de novo vencedor do Circuito, sendo cada vez mais dificil de bater este atleta. João Diniz e André Ribeiro ficaram em 2º e 3º, respectivamente, tanto nesta etapa, como no ranking final do Circuito.

Skimboard Feminino

Grande disputa pelo título entre Sofia Lopes e Maria Filipa "Pipa" até ao fim. Sofia Lopes levava ligeira vantagem, mas a Pipa esteve ao seu melhor nível e conseguiu vencer a prova. Para as contas finais, nas quais contam os três melhores resultados nas quatro etapas, tanto Sofia Lopes como a Pipa tinham dois primeiros lugares e um segundo lugar, acabando empatadas em termos pontuais. O desempate foi efectuado pelo 4º melhor resultado, no qual a Pipa levou vantagem, sagrando-se assim campeã do Circuito MATIX/SCS 2006 em skimboard feminino.

Skimboard Sub-18 / Sub-16 / Sub-14

Nos Sub-18, Diogo Conceição, o líder do ranking, alcançou a 3ª posição, que foi suficiente para garantir o título de campeão. Fábio Gomes, o seu principal adversário, acabou no 2º lugar na prova, que não foi suficiente para destronar Diogo Conceição; assim, Fábio Gomes torna-se vice-campeão de Skimboard Sub-18. Nesta 4ª etapa a vitória coube ao jovem João Pedro Guerreiro, que levou a melhor sobre os seus adversários mais velhos.

Em Sub-16, João Pedro Guerreiro voltou a vencer mostrando estar em grande forma. No entanto o título de campeão ficou nas mãos de Luis Fernandes, que nesta prova não conseguiu melhor que a 3ª posição. Diogo Conceição alcançou a 2ª posição, consolidando também a 2ª posição final no ranking de Sub-16.

Nos Sub-14, Diogo Conceição voltou a vencer, sagrando-se também campeão regional nesta categoria. Em 2º lugar ficou Simão Pinto, em 3º Fábio Afonso, e em 4º Manuel Monteiro.

Apoios Oficiais

Matix, SCS Surf Shop, Arnette, DVS Shoes, Hotline wetsuits, Insight Surfboards, Revolution Skimboards, Red Bull, Discoteca Bolina, Café Central de Alfarim, ZimbraDiver

Apoios Institucionais

Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude e Junta de Freguesia de Santiago

Media Partners

SurfTotal e Surflower.com

Resultados Finais:

Surf Open

1 - Gonçalo Bandeira

2 - Pedro Madeira

3 - João Macau

4 - João Pedro Pinto

Surf Sub-18

1 - Nuno Gomes

2 - David Moore

3 - David Reis

4 - Francisco Gomes

Surf Sub-16

1 - Nuno Gomes

2 - Diogo Rosner

3 - Francisco Castelo Branco

4 - Sebastião Almeida

Surf Sub-14

1 - João Maria

2 - Duarte Stokes

3 - Francisco Brito

4 - Francisco Magalhães

Surf Feminino

1 - Pandora Saldanha

2 - Mónica Santos

3 - Mariana Benoliel

4 - Marta Santos

5 - Rita Gomes

Surf Feminino Sub-18

1 - Mariana Benoliel

2 - Pandora Saldanha

3 - Rita Rainha

4 - Eliana Figueira

Longboard

1 - Manuel Constantino

2 - Pedro Silva

3 - Tiago Estanislau

Bodyboard Open

1 - Miguel Tavares

2 - Gonçalo Neves

3 - Bruno Franco

4 - Gastão Entrudo

Bodyboard Sub-18

1 - Lúcio Antunes

2 - Paulo Sequeira

3 - João Oliveira

4 - Mário Afonso

Bodyboard Sub-16

1 - Carlos Jorge

2 - Francisco Bessone

3 - Martim Branquinho

Bodyboard Feminino

1 - Joana Silva

2 - Sofia Marcos

Bodyboard Dropknee

1 - Bruno Franco

2 - Manuel José

3 - João Diogo

4 - Vitor Almeida

Skimboard Open

1 - Emanuel Embaixador "Mega"

2 - João Dinis

3 - André Ribeiro

4 - Hugo Simões

Skimboard Sub-18

1 - João Pedro Guerreiro

2 - Fábio Gomes

3 - Diogo Conceição

4 - Luis Fernandes

Skimboard Sub-16

1 - João Pedro Guerreiro

2 - Diogo Conceição

3 - Luis Fernandes

4 - Simão Pinto

Skimboard Sub-14

1 - Diogo Conceição

2 - Simão Pinto

3 - Fábio Afonso

4 - Manuel Monteiro

Skimboard Feminino

1 - Maria Filipa "Pipa"

2 - Sofia Lopes

3 - Maria Inês Fontan

4 - Maria Mercedes

© Surf Clube de Sesimbra