Surf Clube de Sesimbralogotipo

Boa tarde | 14:16 | Quinta Feira, 22 de Agosto de 2019

Pesquisa Google

Apoios


Seventy One Percent

Kreedom and Crush Eyes

Eco Wolfe

Janga Wetsuits

Easy Car

Gury tattoo

Avoneto Produtos Horticolas

Café Central de Alfarim

Casa da Praça

Tasca do 13

Pastelaria e Padaria 'Tia Cininha'

SurfTotal.com

BeachCam

Swell Algarve

Câmara Municipal de Sesimbra

Juventude Sesimbra

Instituto Português do Desporto e Juventude

Federação Portuguesa de Surf

Recorde de inscritos na 3ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2006


3ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2006

27 e 28 de Maio - Praia da Lagoa de Albufeira

A Prova

Num fim-de-semana com muito sol e calor, embora com ondas pequenas, realizou-se a 3ª etapa do Circuito MATIX/SCS 2006. Novo recorde de inscritos para provas regionais organizadas exclusivamente pelo SCS: 141 atletas responderam à chamada, e compareceram na Lagoa de Albufeira para disputar os melhores lugares no pódio nas 16 categorias. O imenso público presente ajudou a alegrar a prova, que teve nas ondas pequenas o seu aspecto menos bom.

Condições do mar e do tempo

Em ambos os dias o sol mostrou toda a sua força, ao contrário do vento que praticamente não se fez sentir, o que resultou em temperaturas que atingiram os 35ºC. Foram dois excelentes dias de praia. Relativamente às ondas, no primeiro dia estiveram bastante pequenas, raramente atingindo o meio metro; no segundo dia as coisas melhoraram substancialmente, com ondas a rondar meio metro, com boa formação, e que essencialmente fizeram as delícias dos atletas mais jovens.

Surf Open

Com vários atletas ainda em disputa pelo título, Gonçalo Bandeira deu um passo de gigante para atingir esse objectivo ao vencer esta etapa. Pedro Madeira, que antes desta prova liderava o ranking, deixa assim para a última etapa a decisão final. O atleta local João Pedro Pinto, que ocupava a 3ª posição não conseguiu melhor que o 5º lugar nesta prova, ficando assim arredado da luta pelo título; relativamente aos outros possíveis candidatos, Ricardo Matos não conseguiu melhor que a 7ª posição, enquanto o brasileiro Ivo Meira infelizmente não pode comparecer nesta etapa. Assim, na 4ª etapa a disputa do título será entre Gonçalo Bandeira e Pedro Madeira.

Nesta etapa os destaques da prova foram Daniel Meira e o jovem Nuno Gomes, que alcançaram a 2ª e 4ª posição respectivamente. Daniel Meira, atleta da Fonte da Telha que compete nos Circuitos do SCS há muitos anos, faz a sua segunda final no Circuito MATIX, e praticamente garante um lugar no Top 5. Por sua vez, o jovem Nuno Gomes surfou muito durante toda a prova, alcançando a final com muito brilho. Na final propriamente dita, não conseguiu ir além da 4ª posição, provavelmente devido ao cansaço, uma vez que disputou também as finais de Sub-16 e Sub-18!

Surf Feminino / Feminino Sub-18

As muitas meninas inscritas nesta 3ª etapa deram um brilho especial à praia, e lutaram com todas as forças pela vitória final. Na categoria Sub-18, Mariana Figueiredo apresentou o melhor surf das 10 inscritas, levando o 1º prémio para casa. Nota de destaque ainda para as irmãs gémeas Pandora e Pamela Saldanha, que alcançaram a 2ª e 3ª posições, respectivamente.

No Feminino Open, que contou com 9 inscritas, Pandora Saldanha venceu, deixando Mariana Figueiredo em 2º. Uma troca de posições, portanto, relativamente à categoria Sub-18 Feminino. Na 3ª posição ficaria Joana Rosa, e em 4º lugar Rita Torres.

Surf Sub-18 / Sub-16 / Sub-14

A categoria Sub-18 contou com um óptimo número de inscritos, o que permitiu que as baterias tivessem início nos oitavos de final. Nuno Gomes destacou-se durante toda a prova, vencendo todas as baterias até à final, apresentando um óptimo nível de surf. No entanto, na grande final, o atleta local Francisco Gomes, que até então se tinha apresentado relativamente discreto, deixou as melhores cartas para o fim, obtendo um óptimo desempenho, não dando grandes hipóteses aos seus adversários, incluindo o até então imbatível Nuno Gomes. É de realçar ainda as boas prestações de Christian Jorge e Filipe Cabaço, que alcançaram a 3ª e 4º posições. Respectivamente.

Em Sub-16, Nuno Gomes esteve num patamar acima dos restantes atletas, vencendo com relativa facilidade, deixando Bernardo Freire em 2º, Rodrigo Godinho em 3º e Gonçalo Holstein em 4º (este último da Escola de Surf do SCS).

A categoria dos mais jovens, Sub-14, contou com 8 inscritos, 7 dos quais da Escola de Surf do SCS. A experiência de João Maria, precisamente um dos alunos mais antigos da Escola, veio ao de cima, pelo que se sagrou vencedor desta categoria. Em 2º lugar ficaria Francisco Brito, em 2º Bernardo Freire (o único outsider), e em 4º Gonçalo Holstein. Pelo nível de surf apresentado, estes miúdos ainda vão dar que falar!

Longboard

Os longboarders voltaram a marcar uma boa presença no Circuito MATIX/SCS 2006. Infelizmente Miguel Ruivo, o actual Campeão Nacional, não pode comparecer, no entanto o bom nível apresentado pelos restantes atletas depressa fez esquecer esse facto. O experiente atleta Luis Ferreira "Avozinho", que entrou pela primeira vez no Circuito MATIX, dominou as ondas da Lagoa de Albufeira e venceu a prova em grande estilo. Apesar disso, Manuel Dantas, da Linha do Estoril, deu uma boa réplica, que acabou por ser insuficiente para garantir a vitória, acabando na 2ª posição. Em 3º lugar ficaria Manuel Constantino, da Caparica, actual líder do ranking, e em 4º Francisco "Xicão" Vaz. Manuel Constantino está em excelente posição para garantir o título, no entanto Francisco Vaz e Paulo Jacinto ainda poderão ter uma palavra a dizer na última etapa.

Bodyboard Open

Gastão Entrudo, que venceu as duas primeiras etapas, apresentou-se nesta prova como eventual Campeão do Circuito. Pelo alto nível de Bodyboard que tem apresentado nos últimos tempos, todos esperavam mais uma vitória do melhor bodyboarder de Sesimbra da actualidade (e um dos melhores do país…). No entanto os restantes atletas não facilitaram, e apesar do Gastão ter vencido todas as baterias até à final, não conseguiu levar a senda vitoriosa até ao fim. Os outros finalistas, Bruno Franco, Carlos Jorge e Gonçalo Neves estiveram em grande plano, mas foi este último que com uma excelente onda onde lhe foram atribuídos 9.5 pontos em 10 possíveis, venceu a grande final. Gastão ainda garantiu a 2ª posição, que lhe garante desde já o título por antecipação de Campeão de Bodyboard Open do Circuito MATIX/SCS 2006. Apesar da boa prestação, Bruno Franco e Carlos Jorge acabariam na 3ª e 4ª posição, respectivamente.

Bodyboard Sub-18 / Sub-16

Os jovens bodyboarders seguiram o exemplo dos graúdos e apresentaram-se em excelente forma. No entanto na final só cabem quatro atletas, e o destaque em Sub-18 vai para o atleta da Escola de Bodyboard do SCS, Martim Branquinho, que alcançou pela primeira vez a derradeira fase da categoria Sub-18. Apesar de não ter conseguido melhor que a 4ª posição na final, foi uma óptima experiência para o Martim, que lhe dá mais força para competir na última etapa do Circuito MATIX e nas restantes etapas do Nacional de Bodyboard Esperanças.

O grande vencedor da categoria Sub-18 foi Lúcio Antunes, que superou o favorito Carlos Jorge, que não conseguiu melhor que a 2ª posição. Em 3º lugar ficaria João Oliveira, e em 4º o já referido Martim Branquinho.

Em Sub-16, Carlos Jorge mostrou o nível que faltou no Sub-18, vencendo sem problemas, deixando Martim Branquinho na 2ª posição.

Bodyboard Dropknee

Em Bodyboard Dropknee Manuel José venceu e convenceu, mostrando uma qualidade de dropknee que não teve ao alcance dos restantes atletas. Surpresa na eliminação prematura de Vítor Almeida, vencedor da 1ª etapa, na primeira meia-final. Em 2º e 3º lugar ficariam os atletas locais Bruno Franco e João Pedro, respectivamente, e em 4º Nuno Neves, da Caparica. Com este resultado, Manuel José é praticamente Campeão em Dropknee do Circuito MATIX.

Skimboard Open

No Skimboard Open o atleta local Emanuel Embaixador "Mega" voltou às boas exibições, vencendo a sua primeira prova em 2006. O atleta do Estoril, João Dinis, e o local André Ribeiro, foram os únicos a apresentar um nível semelhante ao Mega, no entanto na final acabaram em 2º e 3º respectivamente. Estes três atletas continuam em disputa pelo título, com uma vitória cada um em cada uma das etapas. O estreante no Open Fábio Gomes alcançou um óptimo 4º lugar, apesar de nunca se ter imposto aos três primeiros classificados.

Skimboard Feminino

Após ter vencido a 2ª etapa, Sofia Lopes esteve de novo em grande plano ao alcançar de novo a vitória nesta prova, deixando Maria Filipa Pinto "Pipa" em 2º e Maria Fontan em 3º. Com estes resultados, Sofia Lopes está na pole position para se sagrar Campeã do Circuito MATIX, no entanto a "Pipa" (que venceu a primeira etapa), e mesmo Maria Fontan, poderão ainda ter uma palavra a dizer.

Skimboard Sub-18 / Sub-16 / Sub-14

Nos Sub-18, Pedro Ferreira, que participa pela primeira vez neste Circuito, venceu e convenceu, levando o melhor prémio para casa. Em 2º lugar ficou Diogo Conceição, que deixou Luis Fernandes em 3º e Nuno Gonçalves em 4º. Curiosamente, Fábio Gomes, que alcançou a final Open, ficaria pelas meias-finais desta categoria.

Em Sub-16 Luis Fernandes brilhou e venceu, sendo assim o eventual Campeão de 2006. Diogo Conceição, o seu principal oponente, acabou na 2ª posição, ficando assim mais difícil, mas não impossível, a conquista do título. Em 3º lugar acabaria Pedro Pinto, e em 4º, Fábio Afonso.

Nos Sub-14, Diogo Conceição finalmente levou a melhor, vencendo com inteira justiça. Deixando Simão Pinto em 2º, João Pedro Guerreiro em 3º, Manuel Monteiro em 4º, e Fábio Afonso em 5º.

Apoios Oficiais

Matix, SCS Surf Shop, Arnette, DVS Shoes, Hotline wetsuits, Insight Surfboards, Revolution Skimboards, Red Bull, Discoteca Bolina, Café Central de Alfarim, ZimbraDiver

Apoios Institucionais

Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude e Junta de Freguesia de Santiago

Media Partners

SurfTotal e Surflower.com

Resultados Finais:

BB DK

Manuel Zé 1

Bruno Franco 2

João Pedro Pinto 3

Nuno Neves 4

BB SUB-16

Carlos Jorge 1

Martim 2

BB SUB-18

Lúcio Antunes 1

Carlos Jorge 2

João Oliveira 3

Martim Branquinho 4

BB OPEN

Gonçalo Neves 1

Gastão Entrudo 2

Bruno Franco 3

Carlos Jorge 4

LONGBOARD

Luis Ferreira 1

Manuel Dantas 2

Manuel Constantino 3

Francisco "Xicão" Vaz 4

André Domingues 5

SURF SUB-14

João Maria 1

Francisco Brito 2

Bernardo Freire 3

Gonçalo Holstein 4

SURF SUB-16

Nuno Gomes 1

Bernardo Freire 2

Rodrigo Godinho 3

Gonçalo Holstein 4

FEMININO OPEN

Pandora Saldanha 1

Mariana Figueiredo 2

Joana Rosa 3

Rita Torres 4

FEMININO SUB-18

Mariana Figueiredo 1

Pandora Saldanha 2

Pamela Saldanha 3

Mariana Benoliel 4

SURF SUB-18

Francisco Gomes 1

Nuno Gomes 2

Christian Jorge 3

Filipe Cabaço 4

SKIM SUB-14

Diogo Conceção 1

Simão Pinto 2

João Pedro Guerreiro 3

Manuel Monteiro 4

Fábio Afonso 5

SKIM FEMININO

Sofia Lopes 1

Maria Filipa Pinto "Pipa" 2

Maria Fontan 3

SKIM SUB-16

Luis Fernandes 1

Diogo Conceição 2

Pedro Pinto 3

Fábio Afonso 4

SKIM SUB-18

Pedro Ferreira 1

Diogo Conceição 2

Luis Fernandes 3

Nuno Gonçalves 4

SKIM OPEN

Mega 1

João Diniz 2

Andre Ribeiro 3

Fábio Gomes 4

© Surf Clube de Sesimbra